Este espaço é destinado aos meus alunos e a produção deles naquilo que chamo de Glossário Histórico. Há muito percebo que existe uma dificuldade, grande ou menor dependendo do aluno, em apreender certos conceitos e termos históricos ou relacionados ao estudo da história. Sendo assim, trabalhei com alguns alunos meus a ideia do glossário (que de longe é original) e que este pudesse ser criado por eles mesmos.
Desta forma, este espaço é inteiramente DELES. A ideia é que alunos de diferentes escolas criem as definições dos termos, numa clara preocupação em tentar colocar na prática as ideias de alunos produtores de conhecimento e de alunos pesquisadores.
Os primeiros alunos a criarem as definições foram os do ensino médio (1o e 2o ano) do Colégio Santa Rosa de Lima de Botafogo no Rio de Janeiro. E neste caso específico, a preocupação era dupla: a primeira já aqui expressada e a segunda, sentimental, de se criar uma espécie de ferramenta de continuidade das turmas (e também de criação de memória), no sentido de que o colégio terminará seus trabalhos no final do corrente ano (2016).
Os nomes dos alunos não aparecerão nos verbetes, e por isso a sua autoria será dada a partir da série, turma e escola às quais pertencem os alunos.
Para a realização dos "verbetes", os alunos se debruçaram sobre outros livros além do utilizado em sala de aula (no caso o material do Sistema Objetivo de ensino). Esta é uma grande preocupação minha, já que fazer pesquisa exige a leitura de uns tantos livros para a comprovação daquilo que se almeja buscar. Esta bibliografia vai mudar à medida que os verbetes aparecem e por isso mesmo ela será bem extensa. Abaixo estão os livros utilizados para a elaboração destes primeiros verbetes. Infelizmente a listagem está incompleta, porque muitos trabalhos não tiveram a listagem da bibliografia utilizada (e claro, isto acabou pesando nas notas finais dos trabalhos)
Bibliografia Utilizada para os verbetes (livros utilizados, sites, materiais didáticos de sistema de ensino etc.)
APOLINÁRIO, Maria Raquel (editora executiva) Araribá História. São Paulo: Moderna, 2010
BRAICK, Patrícia Ramos. Estudos de história, 9o ano: Das origens do homem à era digital.
KOSHIBA, Luiz. História geral e Brasil. São Paulo: atual editora, 2004
PAZZINATO, Alceu. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, s/d
SISTEMA Intellectus de ensino (editora IRIUM)
SISTEMA Objetivo de ensino
VAINFAS, Ronaldo. História volume único. São Paulo: Editora Saraiva, 2010
WIKIPEDIA
http://www.ci.uc.pt/ihti/proj/filipinas/l1p1.htm
https://www.ebiografia.com/mauricio_da_nassau/
Esse espaço tem um outro aspecto. Como a tarefa de se criar um glossário que contemplasse todo o estudo da História, por vezes, e de acordo com a necessidade das turmas que leciono, irei escrever alguns termos, tentando dar o máximo de informações possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário