O projeto
A turma assistirá o filme "Rei Arthur" de 2004 e a partir daí diversos trabalhos de pesquisa se desenvolverão sobre a Idade Média. A proposta do projeto é que a turma aprenda com o filme, sobre o filme, sobre o "conteúdo" da matéria que o filme traz e vá além, a partir de análises de determinados trechos da película. Após o filme, a turma realizará pesquisas e atividades
O Filme
A versão de 2004 é diferente das filmagens anteriores acerca da lenda do rei mítico da Inglaterra. Um novo enfoque é dado ao personagem principal, que possui características diferentes das lendas mais tradicionais, visto que ele é um soldado do Império Romano e que não serve Roma de forma voluntária. Ou melhor, havia certas leis no Império que obrigavam povos a servirem o exército por determinado tempo para engrossar nas fileiras das tropas de um Império já decadente
A sinopse da Wikipedia diz que
O filme conta uma história fictícia baseada em dados arqueológicos de que a lenda do Rei Arthur teria se originado em uma pessoa real, um comandante romano de nome Artur. No filme, que mistura as evidências históricas com elementos das lendas arturianas, Artur e seus Cavaleiros (provenientes de tribos conquistadas pelo Império Romano) enfrentam os saxões, que invadem a Grã-Bretanha quando o império em decadência está se retirando, deixando os habitantes da ilha a mercê dos invasores.
Rei Arthur foca-se nas disputas políticas, a queda do império romano, o avanço dos bárbaros saxões, os conflitos religiosos entre cristãos e pagãos e a tentativa desesperada de Arthur em manter a Britânia unida, onde culmina e barbárie desenfreada, afinal tudo era resolvido na espada, com sangue e morte. (visto em 5/4/2017)
A crítica
De maneira geral, os críticos de cinema não gostaram. Na verdade, aqui estamos falando de crítica de cinema, em que os olhos aguçados dos críticos analisam e avaliam tudo sobre o filme. De acordo com o que foi lido, os críticos não gostaram das questões técnicas relativas a tentar se criar um filme épico. Aqui estamos falando de músicas, cenários, o encaixe das músicas nas tomadas, incongruências nas sequencias etc. Bom, nesse caso, não há como discordar deles.
Por que então usar o filme, já que a crítica e muitos espectadores também não gostaram?
- Porque o Rei Arthur é uma lenda, um mito, não existiu. E apesar de a tradição literária (à exceção talvez de Cornwell que criou uma brilhante trilogia arturiana em um molde muito semelhante a esse filme) e cinematográfica colocar Arthur como um modelo e fantástico cavaleiro medieval, a hipótese mais plausível, do ponto de vista histórico, é que, se ele existiu nesse período (a Alta Idade Média), a sua realidade, o seu contexto histórico, seria a apresentada no filme.
Sendo assim,
- qualquer artista de qualquer época ou lugar pode se apropriar do mito para fazer dele o que quiser!
- Porque apesar da violência talvez exagerada para certas idades, o filme se torna uma boa ilustração do período: armas, armaduras, vestimentas, utensílios, arquitetura etc. ajudam o professor na "ambientação" ou "vivência" do período;
Além disso,
- a interpretação dada ao filme pode nos levar a conclusões interessantes sobre a Alta Idade Média, tais como a discussão do que era um Bando de Guerreiros (comitatus), a influência da Igreja Católica no Império, a dicotomia entre Civilização (Império romano) X Barbárie (povos bretão e saxão), a ruralização, a escravidão, e tantas outras coisas que aparecem no filme;
- Enfim, o filme pode não ser bom, mas não é de todo inútil.
O Filme tem defeitos técnicos e imprecisões históricas...
Sim, mas qual não tem? A função do professor é justamente desconstruir as inverdades e imprecisões que aparecem no filme. A pesquisa realizada pelos alunos serve justamente para criar um conhecimento histórico mais próximo da produção de história acadêmica e dos livros didáticos. Ser impreciso não quer dizer inútil, muito pelo contrário, a sala de aula passa a ser o espaço de desconstrução e de desnaturalização de conceitos que vivem no senso comum (e que normalmente são provenientes dos filmes).
... Além disso é anacrônico
Quanto ao anacronismo: cada dia que passa mais eu acredito que nós professores acabamos entrando nesse anacronismo para nos fazermos nos entender. Assim são os filmes também. Para resolver isso, temos as aulas expositivas, as atividades, as pesquisas, os debates e as conclusões que serão tomadas ao longo das aulas que serão dadas sobre o tema do filme. Ninguém aqui vai cometer nenhum crime teórico!
Quanto ao anacronismo: cada dia que passa mais eu acredito que nós professores acabamos entrando nesse anacronismo para nos fazermos nos entender. Assim são os filmes também. Para resolver isso, temos as aulas expositivas, as atividades, as pesquisas, os debates e as conclusões que serão tomadas ao longo das aulas que serão dadas sobre o tema do filme. Ninguém aqui vai cometer nenhum crime teórico!
Atividades
Após assistir o filme:
1. Pesquise sobre quem foi Rei Arthur da Inglaterra. A pesquisa deve responder as seguintes questões:
a) Quem foi Rei Arthur? Ele existiu? De onde ele é?
b) Existem diferenças de como o Rei Arthur é mostrado nos outros filmes? E nos livros, como ele é caracterizado?
c) Indique quantos livros e quantos filmes você descobriu na internet sobre Rei Arthur.
d) Conte de forma resumida a versão do Rei Arthur que você mais gostou.
2. Arthur nessa versão do filme é um soldado romano.
a) A partir do filme, conte com suas palavras como Arthur passou a servir o Império Romano
b) Qual a importância da Igreja Católica para a vida dos romanos e do Império Romano? Faça uma pesquisa sobre isso e utilize o filme para ilustrar o que você afirmou em sua pesquisa.
3. Faça uma pesquisa sobre o final do Império romano e as invasões bárbaras que ocorreram no século V.
4. No filme aparece um poderoso senhor de terras no interior da Inglaterra possuidor de uma fazenda e um grupo de escravos. Sabemos que essa realidade foi se alterando ao longo do tempo. A escravidão romana foi sendo substituída pela servidão. Essa é uma importante marca da Idade Média.
A partir disso responda:
a) O que foi o processo de ruralização do final do Império Romano? Quais razões levaram a seu surgimento?
b) O que é colonato?
c) Apresente as diferenças entre o trabalho escravo e o trabalho servil que existiu no feudalismo europeu da Idade Média.
5. no
filme, a Inglaterra é invadida por saxões.
a)
Que período histórico se passa o filme?
b)
Essa invasão é historicamente correta? Comprove a sua afirmativa
com uma pesquisa sobre o período em que a história do filme se
passa.
c) Quem eram os saxões?
6. Os saxões eram um povo europeu conhecido pelos romanos por serem bárbaros, não civilizados e pagãos. Além deles, outros povos não romanizados existiam na Europa e a partir do século V investiram, de forma pacífica ou não (como no caso das Invasões Bárbaras) no Império Romano. Esses povos passaram a ser conhecidos por "Povos Germânicos".
Faça uma pesquisa sobre a vida e os costumes dos povos germânicos antes de entrarem em contato com os romanos, levando em consideração:
a) características políticas
b) características sociais
c) características econômicas
d) características culturais
e) características religiosas
7. O que era o Comitatus?
8. Você percebeu alguma relação do filme com o conteúdo discutido em sala e lido no seu livro didático? Justifique sua resposta apresentando uma conclusão sobre o que foi estudado.
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